top of page

2 0 1 2

2012: Título

MECÂNICAS DAS PAIXÕES

2012: Título
2
1
3
2012: Galeria

Sinopse
O príncipe Leôncio do reino de Popó foge para não celebrar o seu casamento (que lhe foi arranjado pelo pai) com a princesa Lena do reino de Pipi. Apesar disso, e como é próprio do género, tudo termina bem e em festa – ou, pelo menos, assim parece.
Qual a verdade em dizer que há “química” entre duas pessoas? Como regular a economia energética dos afectos? Serão os nossos relacionamentos um teatro de marionetas cujos fios descem pelo diencéfalo , o hipotálamo e o sistema límbico?
Uma fábula agridoce para jovens adultos.

Ficha Técnica

O Autor
A partir de Georg Büchner
Georg Büchner (Alemanha, 1913) nasceu no Grande Ducado de Hesse-Darmstad. Apesar do seu gosto pela Literatura, formou-se em Zoologia e Anatomia Comparativa em Estrasburgo, pois o seu pai queria que fosse cientista. Após um período de secreta actividade política e produção literária, em Hesse, regressou a Estrasburgo. Nesse período continuou a escrever sobre teatro e formou-se em Filosofia e Ciências Naturais, tendo, posteriormente, traduzido Victor Hugo. Faleceu em 1937, com 24 anos, nunca conhecendo êxito literário em vida.

O Encenador
Alexandre Calado (Lisboa, 1975), licenciado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa (ESTC/IPL) e doutorado em Artes Cénicas, é criador e investigador textual. Entre 1993 e 1995, juntou-se ao Teatro de Aprendizagem e participou em diversos espectáculos apresentados em Lisboa e Bruxelas. Integrou o Novo Núcleo de Teatro (NNT) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL), entre 1996 e 2001, onde colaborou enquanto actor, director e dramaturgo. Em 2008 e 2009, apresentou o monólogo Da beleza ou o sistema nervoso dos peixes, em Lisboa e no Brasil. Publicou vários artigos sobre teatro contemporâneo e o trabalho de actor, em várias revistas.

Textos: Georg Büchner, Alexandre Calado, NNT
Dramaturgia, Encenação e Desenho Cénico: Alexandre Calado
Elenco: Daniel Gralheira, Daniel Mendes, Daniel Santos, David Guerreiro, Elói Barros, Helena Barroso, Hugo Pereira, Joana Mendes, Joaquim Horta, Sara Gil
Música: Hugo Pereira, Joaquim Horta (NuSi, AEFCT)
Vídeo: Elói Barros
Luzes, Figurinos e Grafismo: NNT
Fotografia: Carolina Thadeu
Imagem: João Frias, NNT
Cenografia: Alexandre Calado, NNT
Produção: Sara Gil, Mariana Queiroz, NNT

Processo Criativo
O novo espectáculo do NNT consiste na produção e realização da peça Mecânica das Paixões, uma reescrita colectiva da comédia Leôncio e Lena, de Georg Büchner, com encenação de Alexandre Calado. Nesta comédia, o amor surge como uma força motriz da acção, mas também como arena de reflexão sobre temáticas como o poder político, os limites do conhecimento e a relação entre ciência e sociedade.
Apesar da sua riqueza, a peça será encarada como material de trabalho e como estímulo para o desenvolvimento de cenas e textos teatrais, tendo como centro de gravidade o modo como as ciências contemporâneas nos ajudam a compreender os fenómenos afectivos e o amor, em particular. A partir deste centro, seguir-se-á uma metodologia de associação e desvio, que permitirá integrar narrativas pessoais, o diálogo com os espaços da universidade, assim como uma explorar a dimensão incarnada dos conhecimentos que todos carregamos sobre o amor.
À semelhança de Büchner, os membros do NNT levam uma vida que cruza as fronteiras entre disciplinas científicas, filosofia e arte. O processo de criação valoriza esta dimensão transdisciplinar e visa empreender uma reflexão artística, crítica e participada sobre os afectos na nossa sociedade. Note-se que tanto a equipa de actores como os outros membros que formam o espectáculo, também participam neste processo, razão pela qual esta é uma criação colectiva. A execução deste projecto teve início no fim de Outubro de 2011, com os ensaios a decorrer no Grande Auditório da FCT-UNL.

2012: Texto

ALGUNS CARTAZES DE
MECÂNICA DAS PAIXÕES

CartazMP.jpg
cartaz 16 ciclo.jpg
2012: Galeria
461701_4017068187558_359038781_o.jpg

PRÉMIO

2012: Imagem
bottom of page